4 cortes de carnes diferentes

Churrasqueiro é churrasqueiro. Não se pode deixar qualquer um tomar conta das carnes, do fogo, dos temperos, da alimentação dos convidados, da família. Não dá. Quem vai cuidar do churrasco tem que saber o que está fazendo!

Então, meu amigo, minha amiga, se você está querendo receber a honra de ser a estrela do próximo churrasco, é melhor começar a aprender. Por outro lado, se você já sabe tudo e só quer umas dicas diferentes ou tirar umas dúvidas, pode também. Continua lendo que você vai gostar!

1 – Alcatra
Para preparar uma boa alcatra, o primeiro passo é fazer a limpeza. Retire toda a membrana e o sebo da carne, conforme você for limpando vai perceber os cortes da peça. Eles são fáceis de notar porque estão separados pelas membranas.

Aí é só seguir o desenho das fibras com uma faca bem afiada enquanto vai tirando todas as membranas e sebos que encontrar. Apenas tenha cuidado para não deixar a faca escapar. Se você cortar fora da fibra, ela vai ficar dura.

2 – Fraldinha
Quando você vai cortar fraldinha, a primeira etapa é sempre tirar a pele prateada, que é aquela membrana fina que cobre um lado da peça. Para isso, corte um dos cantos, pegue a pele e puxe para cima. Assim, a membrana irá se distinguir da carne e você poderá soltar uma da outra com a faca.

Uma vez que a membrana foi retirada, corte os pedaços grandes de gordura e deixe só um pouco para dar umidade e sabor para a peça. Pronto. Não tem mistério! Quer dizer, essa carne tem um segredinho: antes de assar não existe problema em cortar a carne no sentido das fibras. Apenas na hora de servir que o ideal é cortar no sentido contrário para amaciar a carne.

3 – Maminha
A maminha é uma das peças que possui o sabor mais suave. Então, para dar aquela força que ela precisa, o ideal é não tirar muito da gordura antes de levá-la para a grelha. Aliás, antes de colocar no fogo, tempere a peça a gosto e faça cortes na capa de gordura para garantir que o tempero vai pegar. Assim que ela sair da grelha, corte imediatamente e sempre contra as fibras. Seu churrasco vai ficar delicioso!

4 – Picanha
Assim como o restante da alcatra, a picanha deve ser cortada sempre no sentido contrário as fibras. No entanto, as outras peças tendem a ter fibras retas, o que torna o corte mais simples. Basta formar uma cruz com as fibras e a faca. Já na picanha, que tem fibras na diagonal, a faca deve estar angulada em mais ou menos 90°, formando um X. Apesar de ser um pouco mais complicado de realizar, garantimos o resultado. Assim, a faca faz o mais difícil, que é cortar as fibras. Já os nossos dentes, ficam com o trabalho fácil de apenas separá-la.

Saber preparar a sua carne é essencial, até porque nada é mais delicioso do que um bom churrasco. Então, continue acompanhando nossos textos para aprender mais. Estamos sempre postando textos como este. E se você não quiser perder nada, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram.

Compartilhar:
error: