A origem do churrasco

Não há quem não ame um bom churrasco! Nada é melhor do que juntar a família e os amigos para ouvir uma musiquinha, jogar conversa fora e comer um delicioso salsichão ou uma bela costela. Mas de onde será que surgiu essa verdadeira tradição do carioca?

Dizem que uma das dificuldades de estudar história é saber se distanciar do tema. Quanto menos a sua visão for apaixonada, menos parcial ela será. O problema é achar alguém que não seja apaixonado por churrasco.

Aí você já viu, os historiadores gostam tanto da coisa que não conseguem imaginar um mundo sem o churrasquinho. Segundo alguns deles, não existe uma data exata para a origem do churrasco. É presumido que assim que dominamos o fogo, lá na pré-história, o ser humano passou a assar carne. Principalmente depois de perceber que ela ficava muito mais macia e deliciosa assim.

No Brasil a gente sabe que os índios Tupi costumavam defumar a carne sobre grelhas de madeira, no chamado moka’em, que é um antepassado do espetinho que conhecemos hoje. Esse hábito existe desde, pelo menos, o século XVII.

Foi nesta época, inclusive, que nasceu o famoso churrasco gaúcho, que se inspirou nos índios, fez uma versão própria e a espalhou pelo Brasil todo, dando origem ao festão que conhecemos hoje. Como a pecuária sempre foi comum no sul brasileiro, o churrasco era algo muito prático.

Na época, o pessoal do sul já tinha tudo o que eles precisavam para queimar uma carne. Pensa comigo, do que eles iriam precisar? De uma boa faca, fogo e um espeto para servir de vara, algo que dava pra resolver rapidinho com uns galhos de árvore. Pronto. Quem sabe se virar, nunca vai morrer de fome!

Hoje, no entanto, não há necessidade nenhuma de você se meter no meio do mato para fazer uns espetos. Nós da Espettoria fazemos os melhores espetinhos que você já provou, mas que é interessante saber mais sobre essa paixão nacional é, né?

Então, continue nos acompanhando para receber mais conteúdos como este. Não esquece de curtir nossa página no Facebook e de nos seguir no Instagram, lá você pode ficar de olho nos espetinhos mais lindos do mundo. Vem dar uma conferida!

Compartilhar:
error: