O churrasco de norte a sul do Brasil

O churrasco é uma paixão nacional, não existe região brasileira que não tenha a sua própria maneira de preparar carne na brasa e juntar os mais chegados para apreciar cada peça deliciosa. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre nossas tradições e características?

1 – O Sul
O churrasco sulista é dos mais famosos em terras brasileiras e faz parte da identidade cultural de sua região. Há até alguns rituais para o preparo da carne que são seguidos à risca pelos mais apaixonados. O uso exclusivo do sal grosso para temperar o alimento, por exemplo, é um deles.

Os cuidados não tomados apenas para preservar as tradições, mas também são levados a sério para garantir a qualidade de cada peça e até a distância entre a carne e a brasa é calculada milimetricamente.

2 – O Sudeste
Aqui no sudeste costumamos comer um pouco de tudo. É muito comum haver pastéis, doces, e até pão de queijo no churrasquinho com a família e os amigos. Ainda assim, a estrela do show segue sendo as deliciosas carnes feitas na brasa.

A carne mais amada é a picanha, seguida de algumas carnes de porco como a linguiça e o salsichão. Carnes nobres e com cortes diferenciados também são muito apreciados, assim como as batatas fritas, farofa e o molho à campanha.

3 – O Nordeste
O que mais impressiona aqueles que experimentam o churrasco nordestino com certeza é a Carne de Sol. O seu sabor é muito especial e tem origem no método de conservação que consiste de salgar e secar as carnes antes do preparo na brasa com manteiga de garrafa. É uma delícia!

Apesar de ser muito tradicional, o churrasco nordestino tem se aberto para novidades. As churrascarias da região tendem a servir uma grande variedade de pratos para agradar a todos. Frutos do mar e outros pratos quentes não são raros em estabelecimentos que vendem churrasco.

Experimentar novos sabores sempre é uma ótima experiência. Então, se você ama comer e ama churrasco, continue acompanhando nossos artigos, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram para não perder nenhuma novidade que postamos.

Compartilhar:
error: