Qual a melhor tábua de carne?

A tábua de carne é uma ferramenta muito importante para qualquer bom churrasqueiro, afinal, é nela que você irá cortar e até servir as carnes para os seus convidados. Praticidade, higiene e apresentação são alguns pontos que podem ser observados na hora de escolher a melhor para você.

Hoje em dia existem muitas opções no mercado. Madeira, plástico e vidro são algumas das mais comuns. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas? Continue lendo e faça a sua escolha!

1 – Madeira
Tábuas de madeira são clássicas em qualquer churrasco brasileiro. Até mesmo a sua aparência já nos faz lembrar daquela carninha suculenta que apreciamos com a família e os amigos. Além de linda, ela é muito prática e fácil de manejar, porém há quem diga que essa opção não é a mais higiênica.

A razão para isso seriam as ranhuras na madeira, que dizem servir para que bactérias indesejadas se instalem. Se essa for a sua opção, o indicado é lavar muito bem a tábua com água e sabão, passar limão, vinagre ou uma solução com água e cloro para desinfetar, garantir que ela está bem seca e untá-la com azeite para proteger a madeira.

2 – Plástico
Essa tábua pode não ser a mais bonita ou a mais tradicional, mas com certeza é a predileta de muitos profissionais da área. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil, por exemplo, só permite o seu uso, proibindo as de madeira. Inclusive, o órgão tem outras regras para garantir a higiene em restaurantes e outros estabelecimentos que utilizam a ferramenta.

As tábuas usadas para preparar a comida, por exemplo, devem ter uso único: uma para frango, outra para carnes e mais uma só para vegetais. Elas também devem ser separadas por cor para garantir que não haverá confusões. Para quem quer praticidade na hora do corte, elas são maravilhosas! Pois escorregões são raros e tem o quesito leveza, tornando o manejo muito mais fácil.

3 – Vidro
A tábua de vidro, por sua vez, é a opção daqueles que querem impressionar todos os convidados na hora de servir as carnes e não abrem mão de uma higiene impecável. Os modelos são lindos e variados, levando mais modernidade e até um ar de entendedor de design para qualquer churrasqueiro.

Porém, para muitos, o ponto alto dessa tábua é a facilidade para fazer a limpeza. A superfície do vidro é muito lisa e dificilmente fica marcado pela faca. Assim, uma lavagem comum e eventuais higienizações com água sanitárias são suficientes. Por outro lado, ela não é a mais simples de ser utilizada e tende a cegar as nossas facas.

No fim das contas, a escolha vai ser feita com base nas necessidades de cada um. Mas agora que você sabe mais sobre as opções que tem, o processo tende a ser bem mais simples.

Então, se você gosta de aprender mais sobre tudo o que pode te ajudar a apreciar um churrasquinho cada vez mais delicioso, continue a acompanhar nossos artigos! E não esquece de curtir nossa página no Facebook e de nos seguir no Instagram, assim você não perde nenhum de nossos

Compartilhar:
error: